Newsletter Editora RH
Subscrever
Brevemente

Em atualização


<< 1 >>
Agostinho Inácio Bucha
Agostinho Inácio Bucha é doutor em gestão de escolas, na vertente de empreendedorismo, pela Universidade de Évora. Trabalhou como auditor e diretor financeiro em diversas empresas e é professor adjunto na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal. É responsável de unidades curriculares da área de gestão, dando ou tendo dado aulas em licenciatura, pós-graduação e mestrado.

 

Aida Chamiça

Aida Chamiça desenvolve a sua atividade profissional no mundo corporativo onde é coach de executivos e equipas de alta gestão. Formada pelo College of Executive Coaching (EUA), foi a primeira portuguesa a obter o nível de certificação MCC (Master Certified Coach) pela Federação Internacional de Coaching (há apenas 600 MCC no mundo inteiro). É professora convidada na Universidade Nova – IMS. É coautora do livro Coaching: Ir Mais Longe Cá Dentro e entrevistada para o livro Révélez Vos Talents, de Christopher James et al., publicado pelas Éditions Liaisons. Foi senior manager na Accenture até 2003. Trabalha desde 1992 na área de desenvolvimento de líderes.

Albino Lopes

Albino Pedro Anjos Lopes, doutorado em Psicologia pela Universidade Católica de Lovaina, com agregação em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), é professor catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UTL) e responsável pela Unidade de Coordenação de Gestão. A sua principal área científica de investigação é a do comportamento organizacional − liderança da cultura. São ainda áreas científicas de interesse a dinâmica de grupos e processos de influência social, a gestão estratégica de recursos humanos, o desenvolvimento e mudança organizacional, a economia social e cidadania, o desenvolvimento pessoal, o capital intelectual e a gestão do conhecimento e o desenvolvimento do potencial e gestão de competências, com publicações em todos estes domínios científicos.

Ana Rolo Alves

Ana Rolo Alves é doutorada em gestão pela Universidade de Évora. É professora adjunta no Departamento de Economia e Gestão da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, onde leciona e é responsável pelas unidades curriculares de gestão da inovação e e-business. Integra a coordenação do curso de gestão da distribuição e da logística, como coordenadora do 1.º ano. Colabora anualmente com outras instituições de ensino superior europeias através do programa de mobilidade internacional Erasmus +. Exerceu diversos cargos de gestão na Setulgeste, Maltibérica SA, Sommer Allibert Industrie e Lisnave antes de se dedicar ao ensino, conhecendo assim a realidade empresarial. É autora de diversos artigos apresentados em conferências nacionais e internacionais.

António Caetano

António Caetano é doutorado em Psicologia Social e das Organizações. É professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e Investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social (ISCTE). Tem vários trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais e é coautor dos livros Psicologia Social (Ed. F. C. Gulbenkian), Psicologia Social das Organizações − Estudos em Empresas Portuguesas (Ed. Celia) e Psicossociologia das Organizações (Ed. MacGraw-Hill). As suas áreas de especialização incluem o comportamento organizacional, a avaliação de desempenho e a mudança e inovação organizacional. Tem participado em projetos de investigação sobre novas tecnologias e mudanças nas organizações, processos de tomadas de decisão, cultura organizacional, avaliação de desempenho, justiça organizacional e avaliação da formação. Tem colaborado com inúmeras empresas industriais, comerciais e de serviços, nacionais e multinacionais, nomeadamente ANA, Bayer, BNU, B. de Portugal, Millennium bcp, Borealis, C. S. Império, CTT, IBM, Kodak, Opel, Galp, P. Telecom, Renault, SAPEC, Singer, assim como em organismos de diferentes áreas da administração pública.

António Damasceno Correia

António Damasceno Correia é licenciado em Direito pela Universidade Católica. Foi pioneiro na obtenção do grau de mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos por uma universidade portuguesa (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa − ISCTE), tendo sido igualmente o primeiro a obter o doutoramento na mesma área por uma universidade portuguesa (ISCTE). Iniciou a sua vida profissional a dar aulas na Faculdade de Direito de Lisboa, investigou para organizações internacionais (Conselho da Europa e OTAN), foi advogado e trabalhou em três multinacionais (diretor de recursos humanos) ao longo de mais de dez anos. É, atualmente, professor do ISCTE e professor associado da Universidade Lusófona. Publicou dez obras e cerca de 50 artigos em diferentes revistas e tem sido conferencista em várias universidades.

António Eduardo Martins

António Eduardo Martins é licenciado e mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e mestre em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL). Desenvolveu estudos pós-graduados em Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/UTL) e em Estudos Europeus no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL). É professor do ensino superior universitário público. É especialista em gestão do conhecimento, gestão estratégica, planeamento e economia financeira. Possui experiência profissional como diretor financeiro, diretor de recursos humanos e diretor de estratégia e planeamento. É investigador na área da gestão estratégica e do capital intelectual. Publicou diversos artigos em revistas científicas e é autor de publicações nas áreas da gestão de recursos humanos e da contabilidade.

Aristides Isidoro Ferreira

Aristides Isidoro Ferreira é professor auxiliar na Business School do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador da Business Research Unit. Tem um doutoramento em psicologia pela Universidade do Minho e desenvolve atualmente investigação na Freie Universität Berlin. É licenciado em psicologia das organizações, mestre em políticas de desenvolvimento de recursos humanos e diretor do master in human resources management da Business School do ISCTE -IUL. Tem publicado em dezenas de revistas, sendo também coautor das seguintes obras: Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (Editora RH), Inteligência: Perspectivas Teóricas (Almedina) e Análise de Dados com SPSS: Primeiros Passos (Escolar Editora).

Armando A. Curado

Armando A. Curado é jurista, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, desempenhando atualmente o cargo de chefe do Gabinete de Recursos Humanos da Direção-geral de Operações de Terra da TAP Air Portugal, SA, e durante cerca de dez anos foi dirigente de um sindicato de quadros, assumindo a coordenação das áreas de relações de trabalho e da contratação coletiva.

Arménio Rego

Arménio Rego é doutorado em gestão e professor universitário. Autor ou coautor de livros nas áreas da liderança e da gestão de pessoas, tem realizado formação, coaching e consultoria nas mesmas áreas. Publicou em revistas como Human Relations, International Journal of Human Resource Management, Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, Journal of Occupational Health Psychology e Leadership Quarterly.

Arthur Diniz

Arthur Diniz, fundador da Crescimentum, uma das mais importantes empresas de desenvolvimento de líderes do Brasil, é formado em Economia pela PUC-RJ e detentor de um MBA pela Columbia Business School, em Nova Iorque. É também professor de empreendedorismo e liderança nos cursos de pós-graduação do Ibmec, certificou-se em liderança em escolas como a Kellogg e o Center for Creative Leadership, nos EUA, tem um curso de especialização em Estratégia do Oceano Azul pelo Insead, em França e, além disso, aprofundou os seus estudos no conceito do «atleta corporativo» no Human Performance Institute, nos EUA. Possui um certificado internacional de coaching pelo Lambent e pelo Erickson College, no Canadá, e aprimorou as suas capacidades através de um curso de coaching estratégico pela FIA-USP.

Augusto Lobato Neves

Augusto Lobato Neves é licenciado em Psicologia Social e das Organizações pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Foi quadro superior da TAP Air Portugal. Há vários anos que leciona no ensino superior, designadamente no IPAM − Instituto Português de Administração de Marketing, onde tem regido disciplinas nas áreas temáticas da gestão de recursos humanos e do comportamento organizacional, e no ISCTE − Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, na qualidade de assistente convidado. Tem sido o promotor do Fórum Recursos Humanos «O estado da arte da gestão das pessoas», evento anual que tem contacto com o apoio de várias associações científicas e profissionais. É o diretor-geral da Recursos Humanos Magazine.

Carlos Cabral-Cardoso

Carlos Cabral-Cardoso é doutorado em comportamento organizacional pela Universidade de Manchester e é professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Responsável pela área de Organização e Políticas Empresariais e pela pós-graduação (mestrado e doutoramento) nas áreas de Estudos Organizacionais e de Gestão de Recursos Humanos. Entre as suas publicações contam-se artigos em revistas internacionais.

Carolina Machado

Carolina Machado é professora associada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde leciona na área da GRH, sendo também doutorada em ciências empresariais. Com experiência e interesses de investigação nas áreas da GRH, GIRH, formação e desenvolvimento, gestão da mudança e gestão do conhecimento, tem publicado artigos e capítulos de livros e editado livros em prestigiados journals e editoras internacionais. É responsável pela área de organização e políticas empresariais e editora-chefe do International Journal of Applied Management Sciences and Engineering.

Catarina Gomes

Catarina Gomes é docente no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL) e investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). É formada em psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde concluiu também o mestrado na área dos recursos humanos, do trabalho e das organizações, e é ainda doutorada em gestão e desenvolvimento de recursos humanos pelo ISCTE-IUL, nas áreas da autoliderança, bem-estar e inovação individual. Tem publicado a nível nacional e internacional sobre estes temas.