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O Livro de Ouro para a Gestão de Recursos Humanos nas PME
Pedro Novo Melo e Carolina Machado

Da Psicologia à Gestão de Pessoas: Casos de Intervenção em Organizações
Ana Veloso e Ana Cristina Pinto de Sá (Coord.)



Sucesso e Mudança nas Organizações: Uma Questão de Confiança
Pedro Neves
10% 16.65€ 18.5€

pp. 168, 1.ª edição, 2011, formato: 17 x 24 cm/ISBN: 978-972-8871-30-7

  • SINOPSE
  • SOBRE O AUTOR
  • índice

A confiança é um tema central no atual contexto sociopolítico. Para isso tem contribuído largamente o atual declínio da confiança nos líderes (tanto organizacionais como políticos) resultante da interação entre os comportamentos inconsequentes de alguns líderes e a atual crise financeira. No contexto organizacional em particular, essa falta de confiança tem consequências nefastas para o empenho e dedicação dos colaboradores, para a produtividade e para a própria gestão da mudança. Este livro faz uma revisão aprofundada da literatura e investigação sobre a confiança em contexto organizacional, salientando os principais fatores que contribuem para o seu desenvolvimento e as suas principais consequências. São igualmente apresentados alguns estudos realizados em Portugal nos últimos anos, bem como algumas ideias práticas sobre estratégias que os gestores podem utilizar para desenvolver o capital humano nas suas organizações.

«Gerir pode de alguma forma ser entendido como a arte de criar organizações baseadas na confiança. A confiança permite a discussão franca e saudável. Reduz os chamados custos de transação. Cria mais confiança. Permite a cooperação. Cria condições para a competição virtuosa. Facilita a mudança. De alguma forma, e tal como neste livro é explicado, a confiança é o ingrediente secreto do sucesso.» Retirado do prefácio do Prof. Miguel Pina e Cunha

Pedro Neves é professor associado na Nova School of Business and Economics, doutorado em psicologia social e das organizações pelo ISCTE-IUL e realizou um post-doc na University of Delaware. Os seus trabalhos têm sido publicados em revistas como Journal of Applied Psychology, Journal of Business Ethics e Leadership Quarterly (entre outras), além de ter publicado também livros em território nacional.

Prefácio
 
Prólogo
 
CAPÍTULO I - Era uma vez... a confiança
1. Como o tempo passa: A Guerra Fria, os hippies, as mulheres, a globalização e a confiança
2. Quem diz o quê: As diferentes definições de confiança
3. Quem vê o quê: As inúmeras facetas da confiança
4. E a confiança em contexto organizacional? Uma perspectiva centrada nas trocas sociais
 
CAPÍTULO II - Já está na hora de picar o ponto? A confiança em contexto organizacional
1. Eu não confio é nele: A confiança em diferentes alvos
2. Eu confio mas confiro: A confiança e os sistemas de controlo
 
CAPÍTULO III - Como criar confiança? A importância da justiça, suporte e estilos de liderança
1. Quando o líder é justo: As percepções de equidade e a confiança
2. Quando o líder apoia: As percepções de suporte e a confiança
3. Quando o líder lidera: Os estilos de liderança e a confiança
 
CAPÍTULO IV - Gerir o sucesso e a incerteza: O impacto da confiança nos resultados organizacionais e na gestão da mudança
1. Implicação organizacional: Porque é imprescindível “vestir a camisola”
2. Satisfação com o trabalho: Porque quem corre por gosto não cansa
3. Desempenho: Porque é necessário que todos cumpram as suas funções
4. Comportamentos de cidadania organizacional: Porque queremos que dêem 110 por cento
5. Turnover: Porque ambicionamos manter os melhores
6. Mudança organizacional: Porque mudar é vital mas difícil
 
CAPÍTULO V - Estudos empíricos em contexto português
1. Diferentes perspectivas sobre a mudança: O que têm as nossas organizações em comum
Método
Resultados
Sumário
2. Certificação de qualidade: Um caso na indústria metalúrgica
Método
Resultados
Sumário
3. Avaliação de desempenho e jornada contínua: Mudanças no sector público
Método
Resultados
Sumário
 
CAPÍTULO VI - Conclusões, propostas e prescrições para as organizações
 
REFERÊNCIAS