Newsletter Editora RH
Subscrever
Autorizo receber newsletters.
Li e aceito a Política de Privacidade
Brevemente

Espiritualidade 4.0 - A Espiritualidade Aplicada às Organizações
Maria Joelle



Psicologia para Não Psicólogos. A Gestão à Luz da Psicologia
Patrí­cia Jardim da Palma, Miguel Pereira Lopes , José Bancaleiro
10% 17.1€ 19€

pp. 220, 1.ª edição, 2014, formato 17 x 21 cm/ISBN 978-972-8871-44-4

  • SINOPSE
  • SOBRE O AUTOR
  • índice

Com base em case studies, o livro Psicologia para Não Psicólogos tem como primeiro objetivo o autodesenvolvimento, procurando promover a reflexão e o aperfeiçoamento das competências pessoais do leitor. Como segundo objetivo, este livro visa o heterodesenvolvimento − através da mudança efetiva de hábitos, rotinas e comportamentos das suas pessoas, nos mais variados contextos laborais (e.g., empresas, instituições e organismos públicos, escolas, organizações de saúde, organizações sem fins lucrativos). Pretende-se, assim, proporcionar os conhecimentos e as ferramentas fundamentais de gestão de pessoas e mudança de comportamentos, sem que o leitor sinta a necessidade de obter um grau académico em psicologia!

Patrícia Jardim da Palma é doutorada em Psicologia das Organizações e Empreendedorismo e professora no ISCSP − Universidade Técnica de Lisboa, lecionando nos mestrados e doutoramento. É autora de mais de duas dezenas de capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas como Public Management Review, Social Indicators Research ou Journal of Enterprising Culture. Foi coordenadora da obra Psicologia Aplicada. É diretora do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC), uma associação sem fins lucrativos, tendo coordenado projetos nas áreas da qualidade de vida e do empreendedorismo. Escreve frequentemente para revistas e jornais de tiragem nacional.

Miguel Pereira Lopes é doutorado em Psicologia Aplicada e pós-doutorado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. É professor no ISCSP − Universidade Técnica de Lisboa, onde leciona no curso de doutoramento em Comportamento Organizacional. É ainda investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP e presidente do Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC). Os seus trabalhos de investigação aparecem em revistas como Journal of Positive Psychology, Journal of Enterprising Culture, Organization, Public Management Review, Social Indicators Research, entre outras publicações e livros nas áreas da psicologia e da gestão.

José Bancaleiro é doutorando em ciências do trabalho, licenciado em direito, pós-graduado em gestão de RH e fez curso de magistrado judicial e o MBA de marketing. Atualmente managing partner da Stanton Chase Portugal, foi diretor de RH na Tabaqueira, Electroliber, Smithkline Beecham Farmacêutica (GSK), Altitude Software, Essilor, OPCA e Banco Finantia. Desde 2008, é consultor especializado em executive search, executive coaching & talent management. É conferencista e leciona em pós-graduações e MBA de diversas universidades. Escreve regularmente artigos para jornais e revistas, sendo também autor de vários livros.

Prefácio

Introdução

Capítulo 1: Liderança
Miguel Pereira Lopes e Gisela Jardim do Nascimento

Capítulo 2: Persuasão, decisão e mudança de comportamentos
Pedro Cordeiro Ferreira e Luís Fructuoso Martinez

Capítulo 3: Human performance technology
Artur Nunes

Capítulo 4: Felicidade e emoções positivas
Helena Águeda Marujo e Luís Miguel Neto

Capítulo 5: Criatividade e pensamento divergente
Margarida Piteira

Capítulo 6: Networking e gestão das redes sociais
Miguel Pereira Lopes e André Escórcio Soares

Capítulo 7: Stresse e resiliência − como transformar adversidades em respostas positivas
José Magalhães e Liliana Faria

Capítulo 8: Proatividade e espírito empreendedor
Patrícia Jardim da Palma e Rita Silva

Capítulo 9: Coaching, mentoring e gestão ativa da carreira
José Bancaleiro