Newsletter Editora RH
Subscrever
Autorizo receber newsletters.
Li e aceito a Política de Privacidade
Brevemente

Humanizar as Organizações - Novos Sentidos para a Gestão de Pessoas
Helena Águeda Marujo, Luís Miguel Afonso Neto, Mário Ceitil (Coord.)

Livro de Ouro para a Gestão de Recursos Humanos nas PME
Pedro Novo Melo e Carolina Machado



Gestão de Recursos Humanos para Gestores
Aristides Isidoro Ferreira, Luí­s Fructuoso Martinez, Francisco Guilherme Nunes, Henrique Duarte
10% 31.05€ 34.5€

pp. 520, 1.ª edição, 2015, formato 17 x 24 cm/ISBN 978-972-8871-50-5

  • SINOPSE
  • SOBRE O AUTOR
  • índice

Neste livro são abordados os principais tópicos relacionados com a abrangente área de gestão de recursos humanos (GRH). A obra foi pensada de raiz para gestores não especialistas na área e para estudantes na área de gestão geral. Neste sentido, abarca os assuntos-chave relativos ao território da GRH de modo sintético, mas rigoroso, e aprofundado, mas não exaustivo, procurando não descurar o rigor académico necessário neste tipo de obras e, simultaneamente, não maçar o leitor com detalhes minuciosos e muitas vezes desnecessários à compreensão dos fenómenos. Para tal, os organizadores solicitaram a preciosa contribuição de diversos especialistas em cada uma das temáticas abordadas.

Aristides Isidoro Ferreira é professor auxiliar na Business School do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador da Business Research Unit. Tem um doutoramento em psicologia pela Universidade do Minho e desenvolve atualmente investigação na Freie Universität Berlin. É licenciado em psicologia das organizações, mestre em políticas de desenvolvimento de recursos humanos e diretor do master in human resources management da Business School do ISCTE -IUL. Tem publicado em dezenas de revistas, sendo também coautor das seguintes obras: Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (Editora RH), Inteligência: Perspectivas Teóricas (Almedina) e Análise de Dados com SPSS: Primeiros Passos (Escolar Editora).

Luís Fructuoso Martinez é professor auxiliar e investigador na Nova School of Business and Economics. Tem um doutoramento em comportamento organizacional (Tilburg University), é licenciado em economia (Nova SBE) e mestre em comportamento organizacional (ISPA-IU). Foi visiting scholar do MIT Sloan School of Management e professor auxiliar e investigador na Business School do ISCTE-IUL, antes de ingressar na Nova SBE. Tem publicado em revistas nacionais e internacionais e é coautor dos seguintes livros: Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (Editora RH) e Análise de Dados com SPSS: Primeiros Passos (Escolar Editora). Possui ainda experiência internacional na área do marketing, tendo participado na 4.ª edição do programa Inov Contacto @AICEP.

Francisco Guilherme Nunes é professor auxiliar na Business School do ISCTE-IUL e investigador da Business Research Unit. Licenciado em psicologia social e das organizações (ISPA) e mestre em comportamento organizacional (ISCTE-IUL), tem um doutoramento em gestão na especialidade de organização e desenvolvimento dos RH (ISCTE-IUL). Nos últimos dez anos foi coordenador de programas em GRH, diretor do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e foi consultor em desenvolvimento organizacional e gestor de projetos de estudos de mercado. É coautor dos livros QUASER − The Hospital Guide: A research-based tool to reflect on and develop your quality improvement strategies e QUASER − The Guide for Payers: A research-based tool to assess and facilitate quality improvement strategies in hospitals e tem igualmente publicado em revistas internacionais.

Henrique Duarte é professor auxiliar na Business School do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador da Business Research Unit. Licenciado em organização e gestão de empresas e mestre em comportamento organizacional, tem um doutoramento em psicologia social e das organizações (ISCTE -IUL). Nos últimos sete anos, foi coordenador da licenciatura em GRH e subdiretor da Business School do Instituto Universitário de Lisboa. Tem publicado em revistas internacionais e os seus principais temas de interesse de investigação situam-se nas áreas dos comportamentos contraprodutivos, alcoolismo, cooperação e oportunismo em equipas de trabalho, nos efeitos dos sistemas de recompensas e controlo nas organizações.

Nota introdutória
 
Capítulo 1. Breve introdução à gestão de recursos humanos 
Luís Fructuoso Martinez 
 
Capítulo 2. GRH em Portugal: evolução concetual, investigação e aplicação 
José Neves e Sónia Gonçalves
 
Capítulo 3. Gestão estratégica de recursos humanos: um repto para uma abordagem baseada na evidência 
Francisco Nunes e Luís Reto 
 
Capítulo 4. O planeamento em gestão de recursos humanos
Carlos Dias da Silva e Alzira Duarte 
 
Capítulo 5. A análise do trabalho 
Filomena Almeida
 
Capítulo 6. Recrutamento e seleção 
Aristides I. Ferreira 
 
Capítulo 7. A integração nas organizações: do acolhimento à socialização organizacional 
Alzira Duarte
 
Capítulo 8. Formação: uma estratégia de desenvolvimento organizacional e individual
Generosa do Nascimento 
 
Capítulo 9. A gestão e avaliação de desempenho 
Generosa do Nascimento e Alexandra Pereira
 
Capítulo 10. Gestão de remunerações 
Henrique M. C. Duarte 
 
Capítulo 11. Da gestão para o desenvolvimento de carreira: uma perspetiva sobre as carreiras do século XXI 
Andreia Correia e Ana Margarida Passos 
 
Capítulo 12. Gestão de conflitos 
Eduardo Simões
 
Capítulo 13. O coaching como instrumento de desenvolvimento pessoal 
Silvia Dello Russo e Mariella Miraglia
 
Capítulo 14. Organizações saudáveis, bem-estar dos trabalhadores e produtividade
Jose M. León-Pérez 
 
Capítulo 15. Envelhecimento e transformações demográficas: novos desafios para a GRH 
Sara Ramos 
 
Capítulo 16. Da responsabilidade social à sustentabilidade: o contributo da GRH
Alzira Duarte e Gonçalo Pernas
 
Capítulo 17. Interim management: chave de sucesso para PME
Pedro Reis Pereira, Maria João Marques e Miguel Pereira Lopes