Jorge F. S. Gomes é professor associado no ISEG/UTL, Departamento de Gestão, onde leciona conteúdos no âmbito da gestão de recursos humanos, comportamento organizacional e estratégia empresarial. Previamente, foi docente e investigador no ISCTE/IUL (2008-2010), na Universidade de Canterbury (Nova Zelândia, 2010), ISPA (2001-2008) e Universidade de Twente (Holanda, 2001-2003).
É autor de vários artigos de opinião nos media nacionais e de textos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais (incluindo Journal of Organizational Change Management, Technovation, Creativity and Innovation Management e International Journal of Management Review). Editou, juntamente com outros autores, o Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (2008 e 2010), Edições Sílabo, Lisboa. Organizou, também em colaboração, Comportamento Organizacional e Gestão: 21 Temas e Debates para o Século XXI (2006), Editora RH, Lisboa.
É consultor em mudança ao nível das políticas, cultura e práticas de GRH, formador em áreas comportamentais, especialmente em liderança, criatividade, coaching, comunicação empresarial e gestão de equipas.
É sócio-fundador da Associação Portuguesa para a Gestão da Inovação e da Criatividade nas Organizações, onde exerce o cargo de vogal do conselho fiscal. É também sócio-fundador do Instituto de Tecnologia Comportamental, onde exerce o cargo de presidente da assembleia-geral.
É licenciado em Psicologia das Organizações pelo ISPA (1992), mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI (1995) e doutor em Gestão pela Manchester Business School, Inglaterra (2001). Recebeu o Prémio RH 2010 para a categoria Investigação.