pp. 152, 1.ª edição, 2003, formato: 21 x 27,3 cm/ISBN 979-972-9882-37-0
COORD.: António Caetano
A formação contínua de professores constitui uma das áreas mais sensíveis das mudanças em curso no setor educativo tendo constituído, nas duas últimas décadas, uma preocupação constante das políticas educativas nacionais. Os Centros de Formação de Associação de Escolas da Península de Setúbal existem há 10 anos, devidamente acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e estão constituídos em REDE, denominada «Entre Tejo e Sado» abrangendo os 11 centros existentes. Passada uma década sobre a atividade dos CFAE, considerou-se pertinente efetuar uma análise da rede de centros, quer em termos quantitativos quer qualitativos, a fim de possibilitar uma leitura sobre a eficácia do trabalho desenvolvido e perspetivar o futuro em prol da inovação e mudança nas escolas abrangidas. O estudo foi cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian/Serviço de Educação e Bolsas. Para a realização do estudo, elaborou-se um plano de análise que contempla a descrição sumária das políticas e práticas educativas que definem e caracterizam a formação contínua de professores, salientando-se a análise do contexto geral da formação, o seu enquadramento político-legislativo e o contexto escolar, nomeadamente no que diz respeito ao projeto educativo da escola e ao seu plano de formação. Estudaram-se as reações, a atualização de competências, o comportamento dos formandos e os resultados das ações de formação. Salienta-se a análise das estratégias individuais dos professores, nomeadamente no que se refere às suas motivações, expectativas e atitudes face à formação contínua. Este nível micro, é tanto mais relevante quanto o sistema de formação está globalmente focalizado no desenvolvimento das competências profissionais dos professores individualmente considerados na medida em que está fortemente vinculado à sua progressão na carreira. Finalmente, averiguaram-se os preditores das perceções e opiniões dos professores acerca dos efeitos da formação contínua sobre a aprendizagem dos alunos e o funcionamento da escola.
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